A consultoria financeira é um serviço prestado por consultores financeiros certificados a grandes corporações, agências governamentais e clientes individuais. Nosso diferencial é que prestamos esse serviço com a mesma qualidade ao pequeno empreendedor.
O papel de um consultor financeiro é fornecer uma opinião independente e especializada sobre um plano ou decisão de negócios proposta. Existem dois tipos principais de consultoria financeira: comercial e pessoal.
As empresas que necessitam de conhecimentos em contabilidade, finanças, seguros e outros aspectos financeiros contratam um consultor financeiro. Clientes individuais usam os serviços de consultores financeiros para gerenciar seus investimentos, propriedades e planos financeiros de longo prazo. As habilidades necessárias para essas duas funções são ligeiramente diferentes, assim como as expectativas do cliente.
Um Consultor Financeiro deve concluir cursos de desenvolvimento profissional a cada ano para garantir que estejam atualizados sobre as mais recentes teorias e práticas de negócios.
Em um acordo de consultoria financeira comercial, o cliente tem um plano ou conceito específico sobre o qual deseja uma opinião independente. O papel do consultor é revisar o plano proposto e identificar pontos fortes e fracos. Também é esperado que eles ofereçam conselhos sobre gerenciamento de riscos, regulamentos governamentais pendentes, tendências do setor e viabilidade a longo prazo.
Esse tipo de trabalho exige formação em contabilidade, finanças, seguros e gestão de negócios. Os consultores geralmente têm dez a quinze anos de experiência prática em uma ampla gama de posições relacionadas, antes de se tornar um consultor. Essas experiências agregam valor e perspectiva.
A consultoria financeira pessoal geralmente é um serviço exigido por pessoas com recursos financeiros significativos e um portfólio de investimentos complexo. Esses serviços incluem consultoria de investimentos, planejamento tributário, gerenciamento de renda, avaliação de riscos e planejamento de longo prazo. Esses problemas devem ser gerenciados ativamente por um profissional para obter o benefício máximo com a menor quantidade de risco possível.
Os consultores especializados nessa área geralmente têm experiência em planejamento contábil e financeiro. Um mínimo de cinco anos de experiência em gerenciamento de finanças pessoais é importante, assim como um processo aberto de comunicação e revisão.